Halo Reach, a próxima “bomba” produzida pela Bungie em exclusivo para a Xbox 360. Tal como aconteceu com Halo 3, Reach terá a sua versão beta do multijogador que será lançada a 3 de Maio deste ano, aquando do lançamento oficial, está previsto para o Outono de 2010. Se é admirador ou não desta franchise, aconselho a ver o primeiro diário de desenvolvimento (no fim do artigo), apresentado ao público no evento X10 que decorreu na Califórnia.
O motor de jogo foi actualizado e o efeito dessa evolução já se pode ver no ViDoc. A transformação é extraordinária, tanto graficamente como na mecânica de jogo. Esta, de certa forma, irá trazer novos fãs para a série. Só espero que a produtora pense bem em alguns aspectos que pretende mudar e faça a coisa bem feita para não arruinar a experiência de jogar Halo.
As primeiras mudanças que me saltaram à vista foi o HUD, o mapa já não está vertical, encontra-se mais na horizontal, a seguir foi a barra do escudo que sofreu alterações e parece-se mais com a do primeiro Halo. Na minha opinião estas mudanças estão porreiras, a nova barra leva-me a crer que este está mais difícil que os títulos anteriores, o que é bom.
Parece que a Bungie andou a estudar o nanosuit, uniforme da personagem de Crysis.
Nós (jogadores) pertencemos à Noble Team, um conjunto de 6 Spartans da terceira geração, em que cada um tem a sua característica. Até agora só conheço três da equipa, um tem a capacidade de correr à máxima velocidade por breves segundos, o outro tem a capacidade de estar invisível temporariamente, o último é que se distancia mais do nano suite com um jetpacks.
O pouco que sei, é que não teremos a liberdade de voar como um super-homem (estava lindo se assim fosse!), o que me deixa contente, é mais ou menos como o jetpack dos Brutes só que não voaremos tão alto.
Estas mudanças dão-me que pensar, é que se não estiverem bem implementadas na mecânica, podemos levantar o “lenço branco”.
Um dos aspectos mais importantes num FPS são as armas, como tal tiverem um tratamento especial em Halo Reach. Actualmente têm o dobro do detalhe, uma aparência mais realista e o som é soberbo. Em poucas palavras; são lindas. Por falar nas armas, as únicas granadas que teremos à disposição serão as de plasma e fragmentação (as normais), não vejo onde está o problema de colocar os outros tipos de granada, excepto as de fogo, a produtora lá sabe o que está a fazer.
Ainda não falei na captura de movimentos que a Bungie está a fazer, pois é meus amigos, Reach vai estrear esta tecnologia com todo o seu luxo, os movimentos das personagens serão muito mais realísticos e detalhados (estou em pulgas para ver os Marines em acção!). As novas partes de acção furtiva que põe alguns de boca aberta, só vem diversificar (ainda mais) a jogabilidade.
O que me põe desgostoso, é a possibilidade de conduzir veículos civis. Sei que pretendem melhorar e diversificar a jogabilidade mas para isso temos os típicos veículos da série, estão alargar a sequência para um Grand Theft Auto. Espero que gostem, fiquem com o ViDoc, comentem e até breve.